Vegetação marinha em perigo

BdW Global Ideas Bild der Woche KW 02/2016 Seegras (picture alliance/Photoshot)

Existe no leito dos mares uma vegetação que está desaparecendo e que é fundamental para o equilíbrio das regiões costeiras: os prados submarinos. Eles evitam a erosão das praias, por exemplo. O Futurando traz uma reportagem mostrando um projeto para desenvolver grama marinha artificial. A grama poderia reflorestar os locais mais degradados pela atividade agrícola praticada em terra firme e o aquecimento global.

E uma plantação de frutas e verduras no fundo do mar? Você diria rápido que é utopia? Não. Não é. Um projeto na Itália montou biomas a dez metros de profundidade. São estufas aquáticas alimentadas de forma sustentável e que prometem ser uma alternativa aos modos de produção de alimento agressivos ao meio ambiente.

Você teria também uma reação meio de dúvida se alguém te oferecesse um chips de água-viva? Outra vez não, não é mentira. Uma gastrofísica está apostando nisso. Quem provou disse que o gosto é de mar. Mas o sabor ainda pode e está sendo aprimorado com a adição de outros ingredientes no processamento.

Já que o Futurando está cheio de perguntas, mais uma: tomar café é saudável ou não? O tema sempre foi controverso. Vamos trazer uma pesquisa da Universidade de Kaiserslautern que conseguiu identificar benefícios no consumo da bebida. Só que depende do modo de prepare. Fique ligado!

No assunto saúde temos ainda uma reportagem sobre a temida artrose. Para quem não ouve muito falar da doença, ela é resultado do desgaste da cartilagem que reveste os ossos das articulações e permite que tenhamos uma mobilidade sem qualquer limitação. O problema é que em algum momento da vida a cartilagem pode ficar rígida. O Futurando vai contar o porquê isso acontece.

Nessas questões relacionadas ao corpo, fato é que a genética muitas vezes explica tudo – ou quase tudo. Os genes e o ambiente ao nosso redor têm um papel importante. Determinam, muitas vezes, a nossa forma de pensar, nossas características físicas e até psicológicas. Ficou curioso para saber detalhes? Então assista ao Futurando.

O programa

Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido, no Brasil, pelo Canal Futura às terças-feiras, às 22h30 com reprise às quartas 16h30, quintas, sábados e segundas; pela Rede Minas aos sábados, às 14h30, com reprise às sextas-feiras, às 13h30; pela TV Brasil todas as terças, às 21h45, com reprise às quintas, às 3h15; pela TV Cultura aos domingos às 00h, com reprise todas as quartas às 22h30 ; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.

Fonte: Deutsche Welle


Créditos: Ambiente Brasil