Rara aparição de ‘polvo Dumbo’ é registrada por cientistas

Momento em que polvo inicia movimento de nado (Foto: Divulgação/NOAA)
MOMENTO EM QUE POLVO INICIA MOVIMENTO DE NADO (FOTO: DIVULGAÇÃO/NOAA)

fundo do mar revela surpresas incríveis: cientistas que exploravam a Baía de Monterey, no estado norte-americano da Califórnia, encontraram uma rara espécie de molusco marinho que é apelidado de “polvo Dumbo”. Com longas barbatanas que parecem grandes orelhas e aspecto fantasmagórico, o animal exibiu suas habilidades de nado em um vídeo gravado a mais de 3,6 mil metros de profundidade.

O registro só foi possível de ser feito por conta das câmeras presentes em veículos não-tripulados que foram lançados pelo navio EV Nautilus, embarcação que reúne pesquisadores especialistas em vida marinha — desde 2008, o navio realiza explorações com o auxílio dos pequenos submarinos controlados de maneira remota.

As imagens, gravadas em alta qualidade, exibem o “polvo Dumbo” em detalhes: de acordo com os cientistas, o animal que pertence ao gênero Grimpoteuthis possui 60 centímetros de comprimento.

Registro do "polvo Dumbo" (Foto: Divulgação)
O “POLVO DUMBO” (FOTO: DIVULGAÇÃO)

O registro do “polvo Dumbo” foi realizado nesta semana e divulgado em um vídeo no canal do projeto EVNautilus: de acordo com os responsáveis pelo projeto, o veículo não-tripulado batizado de Hércules foi o responsável pela exploração da área da Baía de Monterey.

“Esse primeiro mergulho explorou um afloramento rochoso completamente inexplorado a sudeste do monte submarino, uma região conhecida como um oásis nas profundezas com vastos campos de corais e esponjas”, afirmou o comunicado do EVNautilus. A região costeira da Califórnia possui um dos maiores cânios submersos do planeta, com extensa vida marinha.

As câmeras que exploram o fundo do mar fazem transmissões ao vivo que podem ser acompanhadas pelo canal do YouTube. 

Veja o vídeo abaixo com o nado do “polvo Dumbo”:

Fonte: Revista Galileu


Créditos: Ambiente Brasil