Projeto de Eficiência Energética da Klüber Lubrication em parceria com a InterCement rende benefícios operacionais e econômicos

 

Um dos principais custos que as empresas têm hoje em dia é com a energia elétrica. E, já está previsto um reajuste ainda maior até 2025, por conta da Medida Provisória n.º 579, que reduziu artificialmente os preços das tarifas em 2012. Além do fator preço, outro ponto negativo é o impacto ambiental. Ambos podem prejudicar a lucratividade das organizações. Partindo desses pressupostos, a Klüber Lubrication foi responsável pelo desenvolvimento de um projeto de Eficiência Energética em conjunto com a InterCement, que já era seu cliente.

A planta da empresa localizada em Cezarina, Goiás, passou a utilizar o lubrificante especial Klübersynth GEM 4 – 320 da parceira no moinho de cimento 4, o principal da unidade. Na indústria de mineração, um equipamento como este, apesar de ser um dos mais importantes na planta, também é responsável pelo consumo de até 50% do total de energia gasta. A aplicação foi feita no mancal de entrada e saída e no redutor. Como resultado, após um ano, já foram notadas uma diminuição de 6,5% no consumo de energia elétrica, redução no desgaste e, consequentemente, quebra do equipamento, bem como redução de custos, proveniente do melhor desempenho operacional.

“Os custos operacionais da InterCement são gerados em grande parte pelo uso de energia elétrica. Além da diminuição dos gastos, a redução na emissão de CO2 contribuiu ainda mais para a preservação ambiental. Outro fator determinante para a mudança foi encontrar na Klüber Lubrication os mesmos valores que temos, focados em inovação e sustentabilidade. Isso faz com que nunca paremos de buscar alternativas novas e inovadoras”, comenta Gabriel Mancini Pedroso, Gerente da Área de Manutenção.

O conhecimento técnico dos especialistas da Klüber Lubrication, alinhado com a disposição em sempre atender as demandas de seus clientes, facilitam a criação de parcerias de longo prazo. “Neste caso específico, um dos principais desafios tanto antes como durante a execução do projeto, foi ter a capacidade de identificar todas as variáveis que podiam impactar no resultado final. Mas, com o envolvimento das equipes das duas empresas, pudemos atingir e superar o resultado planejado”, afirma Francesco Lanzillotta, Gerente de Mercado.

Em termos de negócios, a InterCement poderá aproveitar a maior vida útil dos componentes e diminuir a quantidade de óleo lubrificante especial aplicada no decorrer dos anos, reduzindo o volume de descarte.

“Nossa intenção é sempre manter os projetos em andamento, para que as duas empresas obtenham crescimento sustentável e sejam pioneiras em oferecer soluções inovadoras e customizadas”, finaliza Mancini.

Sobre a Klüber Lubrication

A Klüber Lubrication, empresa de origem alemã, presente em mais de 60 países, fornece soluções em lubrificação para assegurar o perfeito funcionamento e a preservação de elementos mecânicos de equipamentos para atividades industriais, como correntes, engrenagens, barramentos, contatos elétricos, rolamentos, válvulas, sistemas pneumáticos e hidráulicos. A empresa fornece graxas e óleos (sintéticos e minerais) para uma ampla gama de indústrias: automotiva, rolamentos, têxtil, siderúrgica, madeira, papel, bioenergia, energia eólica, alimentícia, fabricantes de equipamentos, mineração e cimento.

Presente no Brasil há mais de 40 anos, onde lidera o mercado em que atua, a empresa conta com uma equipe de 100 funcionários na unidade fabril em Alphaville (Barueri, SP) e em centros de serviços em diversas regiões; na América do Sul, está presente também na Argentina e no Chile. Seu sistema de gerenciamento de qualidade e meio ambiente é certificado pelas normas ISO 14.001, ISO TS 16.949, ISO 9001 e OHSAS 18.001.

Sobre o Grupo Freudenberg

A Freudenberg é um grupo de tecnologia global que fortalece seus clientes e a sociedade de forma duradoura por meio de inovações orientadas para o futuro. Junto com os seus parceiros, clientes e institutos de pesquisa, o Grupo Freudenberg desenvolve tecnologias de ponta e excelentes produtos e serviços para mais de 30 mercados e para milhares de aplicações: selos de vedação, componentes de controle de vibração, têxteis técnicos, filtros, produtos químicos especiais, produtos médicos, serviços de TI e os mais modernos produtos de limpeza. Forte inovação, intensa orientação ao cliente, diversidade e espírito de equipe são os pilares do Grupo. A empresa, com 169 anos, vivencia fortemente seus valores: compromisso com a excelência, confiabilidade, proatividade e ação responsável. Em 2017, o Grupo Freudenberg empregou mais de 48.000 pessoas em quase 60 países em todo o mundo e gerou vendas de aproximadamente € 9,3 bilhões.

Fonte: Freudenberg


Créditos: Ambiente Brasil