Produção de bico de papagaio no Brasil ‘simula’ realidade do Hemisfério Norte

Milhares da vasos com a flor do natal são produzidos em SP

Milhares da vasos com a flor do natal são produzidos em SP

No cultivo da Poinsétia, planta conhecida como Bico de Papagaio e uma das preferidas nessa época do ano, um plástico preto mantém a estufa na escuridão por pelo menos 15 horas. O processo de abre e fecha da produção tem que ser repetido durante dois meses. O plantio é feito dessa maneira para se assemelhar ao do Hemisfério Norte, lugar de origem da planta e onde, nessa época do ano, os dias são curtos e as noite são longas.

Com o Natal se aproximando, a produção da Poinsétia aumenta no país. Na plantação do agricultor Edney Suguieda, em Mogi das Cruzes, 25 mil vasos vão sair para diversas regiões, como Sul e Sudeste. O produtor resolveu reforçar a produção em relação ao ano passado, quando vendeu 20 mil vasos. O vaso menor sai por R$ 4,10 e o maior por R$ 7,50.

Um dos produtores da região decidiu manter a mesma produção. Ele conta que os insumos aumentaram 12%, mas que não vai conseguir repassar o preço para o consumidor. Segundo ele, o clima desse ano favoreceu o cultivo, já que não tiveram picos de calor.

As vendas de bico de papagaio começaram no início de novembro. A variedade mais comum é a vermelha, mas também existem as amarelas e as rajadas.

Fonte: Globo Rural


Créditos: Ambiente Brasil