Paleontólogos identificam espécie que é ancestral das aves

Parte do esqueleto do Archaeopteryx albersdoerferi encontrado em 1990 na Alemanha, mas que só foi liberado para estudo em 2009 (Foto: Wikkimedia / H. Raab)
PARTE DO ESQUELETO DO ARCHAEOPTERYX ALBERSDOERFERI ENCONTRADO EM 1990 NA ALEMANHA, MAS QUE SÓ FOI LIBERADO PARA ESTUDO EM 2009 (FOTO: WIKKIMEDIA / H. RAAB)

Considerado o primeiro pássaro da história, o Archaeopteryx albersdoerferi agora carrega o título do fóssil em transição entre os pássaros e os dinossauros. Paleontologistas encontraram espécies 400 mil anos mais jovens do que as descobertas até então e mais parecidas com os pássaros.

Os fósseis apresentam características evolutivas que podem considerá-lo como os ancestrais das aves. Segundo estudo publicado no periódico Historical Biology, as novas espécies do Archaeopteryx são um intermediário evolutivo entre os pássaros e os dinossauros, possuindo dentes e patas com garras.

Foram 7 anos de estudo para que o Archaeopteryx albersdoerferi  fosse considerado uma nova espécie. Para a análise dos fósseis foi utilizado uma análise de raios X em 3D capaz de identificar as adaptações esqueléticas que permitiram que o Archaeopteryx pudesse voar. Uma das descobertas que mais chamou a atenção dos cientistas foi que o animal adquiriu características de uma espécie adulta precocemente.

“Essa é a primeira vez que inúmeros ossos e dentes do Archaeopteryx foram vistos, em diversos aspectos, incluindo a exposição de sua estrutura interna”, disse em nota um dos autores do estudo, Martin Kundrát da Universidade de Pavol Jozef Šafárik, na Eslováquia.

Os fósseis do gênero Archaeopteryx, de 150 milhões de anos, são conhecidos desde 1861 e já possuem 12 espécies encontradas desde então. Porém, o fóssil desse estudo é o mais misterioso. Ele foi encontrado na Alemanha nos anos 1990, mas foi mantido em propriedade privada até 2009, quando o paleontologista Raimund Albersdoerfer o comprou, tornando-o disponível para o estudo.

Fonte: Revista Galileu


Créditos: Ambiente Brasil