Moradores encontram dezenas de focas em cidade no Canadá

FOCAS SÃO ENCONTRADAS NA CIDADE CANADENSE DE RODDICKTON-BIDE ARM (FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER)
FOCAS SÃO ENCONTRADAS NA CIDADE CANADENSE DE RODDICKTON-BIDE ARM (FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER)

Com pouco mais de 1 mil habitantes, a cidade canadense deRoddickton-Bide Arm viveu dias agitados após cerca de 40 focas aparecerem nas ruas do município. Os animais, que costumam viver na região costeira do nordeste do Canadá, estavam a 8 quilômetros de distância do oceano: de acordo com especialistas, as focas estavam caçando peixes em uma área congelada e ficaram desorientadas, seguindo as placas de gelo que cobriam a cidade de Roddickton-Bide Arm.

Brendon FitzPatrick, que é dono de um bar local, publicou as fotos da “invasão das focas” no Twitter e afirmou que essa é a primeira vez que tantos animais foram encontradados na cidade. De acordo com relatos, os mamíferos marinhos mostraram-se agressivos quando as pessoas tentavam se aproximar deles. Para auxiliar no resgate e transporte das focas de volta aos oceanos, o Departamento de Pesca e Oceanos (DFO) do Canadá foi chamado para realizar uma operação na cidade.

Entrevistada por um jornal local, a prefeita Sheila Fitzgerald afirmou que duas focas foram atingidas por carros: como a cor dos animais se confude com a neve acumulada nas rodovias, há o risco de novos atropelamentos. Pelas redes sociais, o DFO pediu auxílio dos moradores para informar a localização das focas que estão presas nas ruas da cidade, além de receber denúncias de possíveis maus tratos aos animais.

Para especialistas, o aquecimento global é um dos motivos para a presença de tantas focas na cidade: com o derretimento das placas de gelo do Ártico, fica cada vez mais limitado o local para os mamíferos marinhos descansarem. Assim, eles se aproximam cada vez mais da região costeira e acabam se perdendo entre os córregos congelados próximos às cidades.

Fonte: Revista Galileu

Créditos: Ambiente Brasil