Imagens da NASA revelam “iceberg perfeito” na Antártida

Iceberg retangular visto na Antártida (Foto: Divulgação)
ICEBERG RETANGULAR VISTO NA ANTÁRTIDA (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Parece até que foi esculpido a mão: fotografia divulgada pela NASA exibiu a imagem de um iceberg “perfeito” flutuando na Antártida. O bloco de gelo aparenta ser perfeitamente retangular, com uma superfície lisa e bordas retas. O registro foi publicado nas redes sociais da agência espacial norte-americana e fez sucesso entre os usuários.

Ainda que seja um registro raro na natureza, não há nada de anormal com a imagem: apesar de os blocos de gelo mais conhecidos possuírem uma estrutura irregular e pontiguada, há outra categoria de icebergs conhecidos como “tabulares”, que são consideradas grandes placas congeladas com topo plano e linhas retas.

Os cientistas afirmam que o maior iceberg tabular já registrado possuía 11 mil quilômetros quadrados — o equivalente a 1,1 milhão de campos de futebol. Na foto divulgada pela NASA, o bloco de gelo tem dimensões mais modestas, mas ainda assim impressiona por sua imponência.

No Twitter, a NASA afirmou que o iceberg flutua próximo a um gigantesco bloco conhecido como Larsen C. “A superfície plana e os ângulos retos indicam que provavelmente foi originado recentemente da plataforma de gelo”, escreveu a agência norte-americana. A Larsen C é considerada uma das maiores plataformas de gelo flutuante, com 50 mil quilômetros quadrados.

De acordo com os especalistas, os icebergs tabulares são formados quando estruturas maiores se desprendem e formam grandes placas. Com a interação com a água, essas estruturas tendem a sofrer rachaduras naturais e se romper. A beleza não dura para sempre.

Fonte: Revista Galileu


Créditos: Ambiente Brasil