Grupo Bimbo é a primeira empresa no México e na América Latina que se une à RE100 e se compromete a ser 100% renovável até 2025

O Grupo Bimbo, a maior empresa de panificação do mundo, anunciou seu compromisso de usar 100% de energia renovável para sua eletricidade em todo o mundo até 2025. A empresa é a primeira no México e na América Latina a se juntar à RE100, uma iniciativa global colaborativa do The Climate Group, juntamente com o CDP. A RE100 reúne as empresas mais influentes do mundo que se comprometem com o uso de energia elétrica a partir de fontes 100% renováveis.

O anúncio foi feito durante a New York Climate Week, quando o Grupo Bimbo se comprometeu a fornecer energia limpa nos 32 países onde opera, através de uma ou mais das diferentes soluções energéticas, como o Power Purchase Agreements (PPA), a compra da Renewable Energy Certificates (REC ou GO), investindo em geração distribuída (no local) e comprando energia limpa diretamente, entre outros.

Daniel Servitje, Presidente e CEO do Grupo Bimbo disse: “Nosso compromisso de converter nossa operação em de 100% energia renovável é um grande passo em direção ao nosso propósito de construir uma empresa sustentável, altamente produtiva e profundamente humana. Com operações em 32 países, este é um desafio que assumimos com a clara convicção e responsabilidade de contribuir para um planeta melhor para as gerações presentes e futuras”.

Somando-se à posição de Servitje, Jorge Zárate, vice-presidente de Operações Globais do Grupo Bimbo e líder da iniciativa ambiental da empresa, destacou: “Como uma empresa global, estamos firmemente comprometidos em trabalhar todos os dias com um forte sentido de responsabilidade ambiental. Essa iniciativa faz parte da nossa estratégia de energias renováveis, que começou em 2012 com a inauguração do parque eólico Piedra Larga e se consolida com esse importante compromisso.”

Hoje, somos a primeira empresa mexicana e latino-americana a ingressar na RE100 e estamos confiantes de que muitas outras empresas da região se unirão a essa importante iniciativa“, acrescentou Zárate.

Parque Eólico Piedra Larga fornece energia limpa para as fábricas da empresa e para alguns centros de trabalho em todo o México. Este ano, a “Bimbo Solar” foi lançada no México, com vários sistemas que utilizam painéis solares nos telhados. Em abril deste ano, a empresa anunciou que até 2019 seria 75% renovável no mundo todo após assinar um acordo para um parque eólico de 100 megawatts, para tornar suas operações nos Estados Unidos 100% renováveis em termos de eletricidade, alcançando uma redução global total de 440.000 toneladas de CO2 por ano. Essas iniciativas se somam a outras já em vigor em países como Colômbia e Espanha.

Ao ingressar na RE100, o Grupo Bimbo reforça mais uma vez seu compromisso com o meio ambiente e com a sociedade, entendendo seu papel como agente de mudança para criar valor a longo prazo com ações e políticas voltadas à proteção do planeta e ao bem-estar de todos os seus habitantes.

Mike Peirce, Diretor de Parcerias Corporativas, The Climate Group, saudou o compromisso, dizendo: “É uma abertura emocionante para a RE100 à medida que expandimos nossa participação em novas regiões como o México e a América Latina. Parabenizamos o Grupo Bimbo pela sua liderança na busca de soluções de energia renovável para cada uma de suas localidades e esperamos influenciar muitas outras empresas a se unirem.

A estratégia de sustentabilidade do Grupo Bimbo concentra seus esforços em quatro linhas de ação relacionadas à proteção ambiental: redução de sua pegada de carbono, gestão de resíduos e capital natural. Para mais informações sobre os esforços de sustentabilidade do Grupo Bimbo.

Sobre o Grupo Bimbo

O Grupo Bimbo é o líder mundial no setor de panificação. Possui mais de 141 mil associados, alcançando. em 2016, vendas de 14,4 bilhões de dólares. Possui 202 fábricas e aproximadamente 1.800 pontos de venda estrategicamente localizados em 32 países ao redor do mundo, abrangendo 4 continentes. Produz mais de 13.000 produtos usando mais de 100 marcas guarda-chuva de prestígio reconhecido em categorias como pão de forma, pães doces e torradas. Possui também uma extensa rede de distribuição nos países onde atua e uma das maiores do continente americano. O Grupo Bimbo é negociado na Bolsa Mexicana de Valores (BMV) sob o código BIMBO. O Grupo Bimbo reafirma seu compromisso com o meio ambiente, através de seus programas de sustentabilidade ambiental em todos os países onde atua.

Fonte: Grupo Bimbo


Créditos: Ambiente Brasil