Fronius inaugura o primeiro sistema de abastecimento de hidrogênio verde da Áustria

A pioneira em tecnologia solar Fronius Solar Energy continua impulsionando a eficiente integração dos setores de corrente elétrica, calor e mobilidade: a empresa está inaugurando em Thalheim bei Wels o primeiro sistema de abastecimento de hidrogênio verde da Áustria para consumo interno. Por meio de energia solar, o sistema gera hidrogênio limpo, que pode ser utilizado para o acionamento de veículos com célula de combustível. O projeto representa para a Fronius mais um passo no sentido da visão “24 horas de sol”.

O hidrogênio é um importante elemento para a integração de setores, isto é, para a eficiente utilização de energias renováveis nos setores de corrente elétrica, calor e mobilidade. Também é com essa finalidade que a Fronius trabalha no desenvolvimento de soluções para a produção de hidrogênio verde a partir a energia solar excedente de sistemas fotovoltaicos. Com o sistema de abastecimento SOLH2UB em Thalheim bei Wels, agora a empresa mostra que esse conceito funciona perfeitamente.

O sistema-piloto na unidade de desenvolvimento da Fronius já está funcionando de forma experimental desde maio. Por meio de eletrólise, o sistema produz hidrogênio – principalmente a partir de energia solar excedente –, que fica disponível para veículos da empresa providos de células de combustível ou que é armazenado para a reconversão em corrente elétrica e calor. Os componentes necessários, como sistemas de eletrólise e células de combustível estacionárias, são desenvolvidos pela própria Fronius.

Após a inauguração oficial em meados de outubro, o sistema passará a ter um funcionamento normal. “O SOLH2UB funciona como um ponto de convergência central no âmbito da energia solar e possibilita uma inovadora integração dos setores de corrente elétrica, mobilidade e calor“, explica Martin Hackl, diretor da Solar Energy na Fronius International GmbH. “Temos certeza de que o hidrogênio tem potencial para se tornar uma das fontes energéticas do futuro e impulsionar enormemente a integração dos setores e, consequentemente, a transição energética.”

Interessante solução para municípios e empresas

“Com o SOLH2UB, é a primeira vez que conseguimos obter hidrogênio realmente verde a partir de energia solar“, complementa Thomas Rührlinger da área de Business Development Hydrogen Solutions.“ Isso proporciona inúmeras vantagens, por exemplo, para empresas, indústrias e municípios: o hidrogênio pode ser armazenado sem problema, ficando então disponível para a operação local de veículos providos de célula de combustível ou podendo ser reconvertido com uma célula de combustível estacionária conforme necessário. O calor gerado tanto na produção de hidrogênio quanto na reconversão pode ser utilizado localmente. Outro ponto positivo: as redes de energia são aliviadas, na medida em que a corrente elétrica é principalmente consumida onde também é produzida”.

Hidrogênio para o acionamento de veículos com alta demanda de energia

No âmbito da mobilidade, o hidrogênio tem enorme potencial quando os veículos precisam de grandes quantidades de energia, por exemplo, nos casos de veículos municipais, transportadores, ônibus ou caminhões. Essa fonte energética promete grandes áreas de alcance, curtos tempos de abastecimento, e é proveniente de fontes 100 por cento renováveis. “A energia solar impulsiona os veículos e o que sai atrás é apenas vapor de água!”, diz Hackl.

Fronius inaugura o primeiro sistema de abastecimento de hidrogênio verde da Áustria (Elisabeth Engelbrechtsmüller-Strauß, CEO; Martin Hackl, Diretor da Solar Energy na Fronius International GmbH)

 

Abastecimento à base de energia solar para mobilidade limpa

 

Martin Hackl, Diretor da Solar Energy na Fronius International GmbH

 

Thomas Rührlinger, área de Business Development Hydrogen Solutions, Fronius International GmbH

Sobre a Fronius Solar Energy

A Unidade de Negócios Solar Energy da Fronius desenvolve desde 1992 soluções de energia sobre questões fotovoltaicas e vende os seus produtos em uma rede de competência global para parceiros de instalação, serviço e distribuidores. Mais de 20 filiais Solar Energy, uma taxa de exportação de mais de 90% e um desempenho geral de inversores instalados de mais de 12 Gigawatts falam por si só. 24 horas de sol é o nosso grande objetivo e a Fronius trabalha diariamente para atingir a visão de um futuro onde todas as necessidades de energia do mundo são 100% cobertas. Para isso, a Fronius desenvolve soluções de energia para gerar, armazenar, distribuir e consumir energia solar de forma eficiente e inteligente.

Sobre a Fronius International GmbH

A Fronius International é uma empresa austríaca com sede em Pettenbach e outras unidades situadas em Wels, Thalheim, Steinhaus e Sattledt. Com 4.550 funcionários em todo o mundo, a empresa atua nas áreas de Tecnologia de Soldagem, Fotovoltaico e Tecnologia de Carregadores de Bateria. A participação nas exportações de cerca de 91% é obtida com 30 empresas internacionais da Fronius e distribuidores/representantes em mais de 60 países. Com produtos inovadores, prestação de serviços e 1.241 patentes ativas, a Fronius é líder em tecnologia no mercado mundial.

Fonte: Fronius International GmbH


Créditos: Ambiente Brasil