Com portfólio renovado, OMO lidera movimento de reciclagem

 Após 24 anos, em março de 2019 OMO reformulou todo seu portfólio e apresentou OMO Lavagem Perfeita – uma evolução do OMO Multiação –, com um produto superior e que oferece uma série de benefícios sustentáveis. Com essa mudança, OMO se torna a primeira marca de cuidados com a casa a incluir plástico reciclado de forma permanente em todas as suas garrafas da linha e dá continuidade às ações que visam um único objetivo: ser uma marca cada vez mais sustentável e liderar esse movimento dentro da Unilever Brasil e da indústria/categoria.

Atualmente, por ano, são produzidas mais de 78,3 milhões de toneladas de resíduos sólidos, dos quais mais de 10 milhões são de plástico. Desse montante, apenas 13% dos resíduos sólidos urbanos são reciclados, o que equivale a dizer, por exemplo, que apenas uma a cada dez embalagens volta para a reciclagem, sendo que o potencial é de 50%. Por reconhecer seu impacto na cadeia, a Unilever, além de dar andamento em suas iniciativas sustentáveis, está convocando seus consumidores a participarem junto.

Como parte da estratégia, e meio de chamar a atenção das pessoas, OMO aposta em uma campanha de convocação à reciclagem e passa a acrescentar em seus rótulos um call to action para as pessoas reciclarem suas embalagens. O site da marca também ganhou espaço com dicas de como reciclar.

“As novidades de OMO estão 100% alinhadas com o plano de sustentabilidade da Unilever e consolida a marca na liderança de ações em prol da reciclagem. Por meio dessas mudanças no portfólio e de outras iniciativas realizadas em anos anteriores, a companhia mostra cada vez mais ao consumidor que as escolhas do dia a dia fazem a diferença na construção de um futuro melhor”, afirma Eduardo Campanella, vice-presidente de Marketing e Cuidados com a casa da Unilever Brasil.

O volume de plástico reciclado depende da conscientização e atitude sustentável da sociedade, e quanto mais adequado for o descarte dessas embalagens, maior será o volume de material reciclado e reutilizado nos processos de fabricação. Por isso, OMO, marca presente em 7 de cada 10 lares brasileiros, reconhece que, em função de sua escala, tem um papel importante em levar esta mensagem aos consumidores. “Estamos investindo em tecnologias e inovações para reduzir o impacto ambiental de nossos produtos, porém essa é uma transformação que depende de todos nós, sendo necessário o envolvimento de toda a sociedade no ciclo de reciclagem do plástico para garantir que ele volte para a cadeia”, diz Campanella.

A nova linha OMO Lavagem Perfeita atende às necessidades e novos hábitos dos consumidores que, mesmo com estilos de vida variados, têm em comum o desejo por resultados que aliam praticidade e economia à responsabilidade ambiental. Sua fórmula foi desenvolvida por especialistas para oferecer poder superior de limpeza e traz dez novos benefícios na lavagem, entre eles ser mais sustentável. Isso só é possível pois é livre de fosfato, usa papel de fonte renovável, contém ativos concentrados biodegradáveis e é produzido em fábrica zero resíduos. Outro grande diferencial é o pó ultrafino com tecnologia de rápida dissolução que exige apenas um enxágue e, consequentemente, reduz a quantidade de água utilizada na lavagem. O produto também rende mais, sendo preciso uma quantidade menor para um rendimento equivalente ao anterior. “Com meia xícara do detergente em pó é possível lavar uma máquina cheia de roupas. E como otimizamos o tamanho da embalagem, temos 23% menos caminhões nas ruas, o que torna o novo OMO um aliado do meio ambiente”, explica o vice-presidente.

Ainda como parte das suas ações em prol do meio ambiente, OMO acaba de selar uma parceria com a startup Molécoola. Com ela, a marca irá recompensar o consumidor engajado com a sustentabilidade de forma simples, ou seja, quem levar suas embalagens em locais de coleta específicos, ganhará pontos especiais que poderão ser trocados por pro

dutos e benefícios. “Ainda é um projeto piloto, porém acreditamos muito no modelo da Molécoola, que além de bonificar esse consumidor, incentiva o micro-empreendedorismo e traz oportunidade de crescimento de renda para os profissionais que trabalham com reciclagem”, ressalta Campanella.

OMO também conta com outras iniciativas dentro do plano de sustentabilidade da Unilever que prioriza o crescimento do negócio de forma sustentável. Em 2018, por exemplo, a companhia anunciou o lançamento de uma embalagem especial de OMO, feita com plástico reciclado do litoral Brasileiro, e do programa Por Um Planeta Mais Limpo, que por meio de ícones e conteúdo busca informar os consumidores sobre os benefícios mais sustentáveis dos produtos, além de reforçar o compromisso da marca com a questão da reciclagem. Também foi lançado OMO Força da Natureza que, além de conter extrato de planta biodegradável e ser livre de corantes, tem garrafa ecológica de 3 litros totalmente reciclável, feita com uma mistura de plástico reciclado e plástico-verde produzido com cana-de-açúcar.

Sobre OMO

OMO é a marca líder no mercado de detergentes e está presente em mais de 70% dos lares brasileiros. A família OMO é composta por OMO Lavagem Perfeita pó e líquido, OMO Lavagem Perfeita Lavanda pó e Liquido no NE, OMO Super Concentrado Progress+, OMO Roupas Delicadas, OMO Puro Cuidado, que é hipoalergênico e dermatologicamente testado, OMO Sports, com tecnologia antiodor, OMO Força da Natureza, OMO Tira Manchas Extra Poder, e OMO Pisos, na categoria de limpadores para casa.

Sobre a Unilever

No Brasil, há 89 anos, os produtos da Unilever são encontrados em 100% dos lares brasileiros, e, ao longo de um ano, atingem, mensalmente, 46 milhões de domicílios. São mais de oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor, antecipando desejos, atendendo necessidades e construindo marcas consagradas como Arisco, Axe, Brilhante, Cif, Close-Up, Comfort, Dove, Fofo, Hellmann’s, Kibon, Knorr, Lifebuoy, Lux, Maizena, OMO, Rexona, Seda, TRESemmé, VIM, Love Beauty and Planet, entre outras.


Créditos: Ambiente Brasil

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