Aerogeradores aumentam eficiência, performance e resistência com tecnologias do Grupo Freudenberg

A geração de energia é vital para qualquer negócio. O Grupo Freudenberg, comprometido com a inovação, sustentabilidade e progresso, desenvolve soluções focadas em ajudar seus clientes a serem mais eficientes no seu uso, principalmente as de fonte limpa, como a eólica.

Segundo o Global Wind Statistic, o Brasil já ocupa o oitavo lugar no ranking mundial de produção de energia eólica. O segmento já é responsável por 8,3% da produzida no país. E, a Abeeolica estima que a capacidade instalada de 12 GW tenha potencial superior a 500 GW. A indústria do vento gera hoje mais de 190 mil postos de trabalho diretos ou indiretos, com um potencial enorme de crescimento.

A Chem-Trend, uma das empresas do Grupo, fornece localmente um portfólio completo com ceras, limpadores, primers, sealers, desmoldantes à base de solvente e água para os principais fabricantes de pás eólicas e seus complementos. Os produtos são responsáveis por proteger o molde e melhorar o processo, aumentando a produtividade e reduzindo o tempo de fabricação.

Já a Klüber Lubrication desenvolveu o Klüberplex BEM 41-141, uma graxa lubrificante para o rolamento principal, do gerador, do passo de hélice e de guinada, que aumenta a eficiência e vida útil das peças. O produto ainda torna os intervalos de relubrificação mais longos, têm alta capacidade de carga e estabilidade térmica e não necessita de nenhuma mistura – simplificando a logística -, mesmo em condições desfavoráveis.

Projetos especiais reforçam a expertise e soluções personalizadas desenvolvidas pelas empresas

Globalmente, a Freudenberg foi responsável por um projeto no parque eólico Kriegers Flak, situado no mar Báltico, entre a Alemanha, Dinamarca e Suécia. A localização implica em condições meteorológicas desafiadoras, com ventos de até 120km/h e ondas muito altas.

Para impedir que a areia ou água salgada penetrem na máquina, a Freudenberg Sealing Technologies desenvolveu um selo especial, o Seventomatic, que torna a vedação menos suscetível a grandes movimentos e deslocamentos do rolamento principal. A maior flexibilidade permite uma melhor compensação, que ultrapassa vários milímetros e evita vazamentos indesejados.

Todos os componentes de uma turbina eólica são projetados para ter movimento de rotação impulsionado pelo vento, que é transformado em corrente elétrica e transportado para o cliente final com a menor perda possível. Os não-tecidos técnicos da Freudenberg Performance Materials ajudam a proteger os cabos submarinos com um pó de polímero superabsorvente, fazendo com que ele inche e bloqueie o espaço oco do cabo. Assim, impede a penetração de água e limita danos.

Por fim, os lubrificantes especiais da Klüber Lubrication são responsáveis por diminuir ou eliminar o desgaste nos diferentes pontos de atrito das turbinas eólicas. E, aumentam sua eficiência e a vida útil dos componentes, ajudando a performance operacional.

Sobre o Grupo Freudenberg

A Freudenberg é um grupo de tecnologia global que fortalece seus clientes e a sociedade de forma duradoura por meio de inovações orientadas para o futuro. Junto com os seus parceiros, clientes e institutos de pesquisa, o Grupo Freudenberg desenvolve tecnologias de ponta e excelentes produtos e serviços para mais de 30 mercados e para milhares de aplicações: selos de vedação, componentes de controle de vibração, têxteis técnicos, filtros, produtos químicos especiais, produtos médicos, serviços de TI e os mais modernos produtos de limpeza. Forte inovação, intensa orientação ao cliente, diversidade e espírito de equipe são os pilares do Grupo. A empresa, com 169 anos, vivencia fortemente seus valores: compromisso com a excelência, confiabilidade, proatividade e ação responsável. Em 2017, o Grupo Freudenberg empregou mais de 48.000 pessoas em quase 60 países em todo o mundo e gerou vendas de aproximadamente € 9,3 bilhões.

Fonte: Freudenberg


Créditos: Ambiente Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *