A Terra ganhou uma lua nova do tamanho de um carro

No dia 19 de fevereiro, astrônomos do Catalina Sky Survey no estado americano de Arizona observaram um objeto de luz bem fraca atravessando o céu. Nos dias seguintes, pesquisadores de outros seis observatórios ao redor do mundo também avistaram o objeto, chamado de 2020 CD3, e calcularam a sua órbita.

Com base nesses cálculos, eles confirmaram que o objeto tem se aproximado cada vez mais da terra nos últimos três anos. O Minor Planet Center, que monitora pequenos corpos no espaço, anunciou que o objeto não tem ligação com nenhum objeto artificial, o que indica que isso seja um asteroide capturado pela gravidade terráquea conforme passava pelas redondezas.

Este é o segundo objeto conhecido que já foi capturado por nosso planeta. O primeiro foi o 2006 RH120, que ficou nos rondando entre setembro de 2006 e junho de 2007 até escapar pela tangente.

Nossa nova minilua tem entre 1,9 e 3,5 m, cerca do tamanho de um carro. Ela tem uma órbita ovalada de 47 dias, passando por fora da lua. Por ser instável, o objeto provavelmente vai se distanciar da Terra, possivelmente agora no mês de abril, segundo informações do pesquisador Grigori Fedorets, da Universidade Belfast (Reino Unido).

O objeto deve continuar sendo observado para que os pesquisadores confirmem que ele não é um lixo espacial. [NewScientist]

Fonte: Hypescience


Créditos: Ambiente Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *