9 benefícios para a saúde de se tornar vegano

Há dois principais motivos para se tornar vegano: evitar a crueldade animal, ou ser mais saudável.

Independentemente de você considerar o ato de comer quaisquer produtos de origem animal como desumano, existem benefícios apoiados pela ciência de optar por um estilo de vida vegano.

Confira 9 benefícios de saúde descobertos pelos pesquisadores:

1. É uma dieta poderosamente nutricional

O estilo de vida vegano pode te ajudar a obter muitos nutrientes.

A dieta ocidental com produtos de origem animal é boa, mas muitas vezes pode reduzir a ingestão de micronutrientes. Por exemplo, pode levar a uma carência de vitamina A, zinco, magnésio e muito mais. Enquanto você acha que está recebendo esses nutrientes através de suas refeições, a dieta não vegana é capaz de impedir seu corpo de absorvê-los totalmente.

A carne tende a consumir a maior parte de uma receita, e não é assim que deveria ser. Com um estilo de vida vegano, as pessoas consomem mais oleaginosas, vegetais, frutas, legumes etc.

Há um equívoco comum de que o estilo de vida vegano significa que você perde nutrientes. Este pode ser o caso se você não substituir os alimentos de origem animal adequadamente. No entanto, com as substituições certas, não há nenhum déficit.

Por exemplo, as nozes são boas fontes de ácidos graxos e zinco. Você pode obter proteínas e vitamina B12 de leguminosas e feijões. Vegetais folhosos verde-escuros são bons para a ingestão de cálcio, e assim por diante.

Além disso, se você estiver preocupado, existem suplementos saudáveis que podem te ajudar, como um suplemento de B12 adequado para sua dieta vegana. Converse com seu médico se for o caso.

2. Pode diminuir os níveis de açúcar no sangue

A dieta ocidental não é a melhor para os níveis de açúcar no sangue. Na verdade, há uma preocupação crescente com o aumento de casos de diabetes tipo II. O estilo de vida vegano pode ajudar a corrigir isso.

Estudos mostram que quase metade dos veganos conseguem reduzir a quantidade de medicamentos para diabetes que precisam, em comparação com pouco mais de um quarto dos não vegetarianos. Isso significa que a dieta ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, retificando alguns dos danos causados pelas altas ingestões.

Além disso, pesquisas indicam que as pessoas que seguem uma dieta vegana têm 50 a 78% menos chance de ter diabetes tipo II no futuro. Esse benefício pode ser visto em ambos os indivíduos sem sinais da condição e que foram diagnosticados com pré-diabetes.

Isto é provavelmente devido à mudança no foco alimentar. As pessoas em uma dieta vegana se concentram mais em grãos integrais e fibras. Esses alimentos se quebram mais lentamente no nosso organismo, mantendo os níveis de açúcar baixos.

Além disso, chocolate, doces e outros alimentos refinados são geralmente ignorados porque envolvem produtos de origem animal de alguma forma. Embora existam alternativas veganas, as pessoas tendem a fazer escolhas mais saudáveis no dia-a-dia.

3. Pode reduzir o risco de insuficiência renal


Créditos: Ambiente Brasil