Como Funciona o SELO PRO-AMBIENTE DE SUSTENTABILIDADE
Os selos verdes são totalmente voluntários, podendo ser operados por entidades públicas ou privadas e ter natureza nacional, regional ou internacional.
O SELO PRÓ-AMBIENTE DE SUSTENTABILIDADE certifica que os processos construtivos são adequados às exigências ambientais, produzindo menos impactos negativos ao meio ambiente.
O selo foi baseado em especificações de normativas técnicas NBR e segue as padronizações devidas e tem como principal objetivo a preservação ambiental a partir de critérios técnicos adotados durante a construção civil.
Através do SELO PRÓ-AMBIENTE DE SUSTENTABILIDADE, os consumidores podem optar por adquirir produtos de menor impacto ambiental em relação a outros produtos disponíveis no mercado, o que leva a uma mudança no padrão de consumo e redução dos impactos negativos sobre o meio ambiente. Essa mudança para um consumo consciente é a motivação para a existência do selo.
A sustentabilidade ao alcance de todos
A PRÓ-AMBIENTE existe há 18 anos promovendo ações de preservação, planejamento, gerenciamento e adequação ambientais em diversos segmentos da sociedade como processos produtivos, ocupação urbana, construção civil, entre outros, sempre com o propósito da melhoria da qualidade ambiental.
Com esse foco que a preservação ambiental e dos recursos naturais são direitos e deveres de todos, o SELO PRÓ-AMBIENTE DE SUSTENTABILIDADE foi desenvolvido para proporcionar que qualquer construção possa ser feita observando os princípios sustentáveis.
Assim, o mais importante é que essa certificação está ao alcance de todos: qualquer construção pode obter o SELO PRÓ-AMBIENTE, se seguir os preceitos da construção sustentável aqui elencados.
Os tipos de selos PRÓ-AMBIENTE
O SELO PRÓ-AMBIENTE DE SUSTENTABILIDADE foi desenvolvido para certificar as seguintes obras:
- Projetos urbanístico e arquitetônicos
- Construção de prédio, residências e indústrias
- Atividade de parcelamento do solo (condomínio e loteamento)
- Reforma de empreendimentos (industriais e residenciais)
- Operação de empreendimento.
Independente de qual segmento for, o SELO está baseado em 3 pilares importantes:
- PILAR 1 - Conservação dos recursos naturais
- PILAR 2 - Utilização de tecnologias sustentáveis
- PILAR 3 - Práticas sustentáveis
Para cada um desses pilares foram desenvolvidos critérios para guiar os empreendimentos rumo à sustentabilidade. Seguem abaixo alguns dos critérios analisados no processo de certificação:
- Treinamento dos trabalhadores
- Gestão de Resíduos da construção
- Gestão de Efluentes
- Uso da Energia
- Materiais sustentáveis e/ou reciclados
- Projeto arquitetônico inteligente
- Compras verdes no entorno
- Entre outros
Após a comprovação de atendimento desses critérios, o empreendimento pode obter os seguintes SELOS:
- Para o SELO AZUL – atingir o PILAR 1
- Para o SELO VERDE – atingir os pilares PILAR 1 e PILAR 2.
- Para o SELO SUPER VERDE - atingir os pilares PILAR 1, PILAR 2 E PILAR 3.