GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NAS EMPRESAS
Data: 29 de outubro de 2011
Horário: 08:00 as 18:00 horas
Público alvo: advogados, engenheiros, químicos, biólogos, administradores, economistas, técnicos, estudantes e demais profissionais que atuam na área ambiental.
Objetivo: capacitar os profissionais sobre os modelos de gestão ambiental e programas e projetos de sustentabilidade em empresas e indústrias.
Ementa:
- Os grandes desafios da sustentabilidade.
- Definições acadêmicas. Interpretação do conceito de sustentabilidade no mundo corporativo.
- Conferências e tratados internacionais.
- Normas e práticas internacionais associadas à sustentabilidade.
- Indicadores e critérios de sustentabilidade.
- Relatórios de sustentabilidade.
Local: Hotel Campinas Flat Service - R. Barreto Leme, 244 Campinas - SP
Investimento: inscrições até dia 17/10/2011 Conheça nossa Política de Desconto
À Vista - R$ 400,00
Parcelado – 2 x R$ 210,00
Inscrições: pelo telefone (19) 3201 - 6896
ou pelo e-mail curso@proambientecampinas.com.br
Docente responsável:
Ivan P. Rigoletto
- Engenheiro Químico (Unicamp, 1991), com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (Unicamp, 1995).
- Mestre em Engenharia Civil (Unicamp, 1999),
- MBA em Gestão Empresarial (FGV, 2008)
- Doutor em Engenharia Mecânica (Unicamp, 2010).
- Coordenador do programa voluntário de gestão Coatings Care da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas. Também é membro do CB-38 da ABNT (Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental) e representante do Brasil no International Paint and Printing Ink Council - IPPIC.
- Pertence ao quadro de colaboradores da PPG (indústria química de atuação global) desde 1998, ocupando atualmente o cargo de Gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança (EHS) para a América Latina, com atuação em 6 unidades industriais e em 6 países. É membro efetivo do Conselho Global de EHS da empresa e dos conselhos globais de Product Stewardship e Environmental Management. Tem experiência nas áreas de Engenharia Química, Engenharia de Segurança do Trabalho, Prevenção de Perdas (Fire and Spill Protection), Engenharia Ambiental, Higiene Ocupacional, Sustentabilidade Empresarial e Sistemas de Gestão (ferramentas, auditorias e tecnologias).
- É certificado como HazMat Incident Commander nos Estados Unidos (ProBoard). Também acumula experiência como docente, e atualmente está vinculado ao quadro efetivo de professores da área de Engenharia na Unifae, em São João da Boa Vista, SP, e ao Laboratório Fluxus, da Faculdade de Engenharia Civil da Unicamp, como pesquisador.
- Autor do capítulo de Meio Ambiente, Saúde e Segurança no livro Tintas - Ciência e Tecnologia, ed. Edgard Blucher, Premio Jabuti em sua primeira edição.
